Olá, meu nome é Mike Almeida, sou tecnólogo em Soldagem e trabalho nesta área a mais de 14 anos. Já trabalhei em diversas empresas na função de soldador, instrutor e treinador de soldagem, até mesmo tive minha primeira empresa aos 20 anos no ramo metalúrgico. Mas no fundo sempre fui interessado pelo ensino e formas de repassar meus conhecimentos aos que estavam em minha volta.
Ao entrar nos meus primeiros cursos técnicos de solda ajudava meus colegas de classe a entenderem alguns processos e suas variações, já que vivia na prática desde os meus 9 anos na oficina de meu pai. Logo, fui convidado a me tornar professor aos 18 anos, pela disposição que eu tinha em ajudar em uma das maiores institutições de ensino técnico do Brasil, nos SENAIs da Capital de São Paulo.
Mais tarde percebi as grandes dificuldades dos alunos e busquei novos horizontes através de estudos das técnicas no mercado internacional e pude aprender com outros profissionais, além de livros e técnicas. Em seguida, decidi buscar carreira acadêmica para me aprofundar neste mercado, me formando assim em Tecnologia da Soldagem pela Faculdade de Tecnologia Itaquera Miguel Reale.
Trabalho nas redes sociais desde 2016, no Facebook, onde comecei a compartilhar gratuitamente macetes e práticas de soldagem, onde cheguei a ter mais de 15 mil seguidores na época. Por esse potencial, decidi compartilhar e me dedicar meu tempo para o ensino online com metodologias que pudessem auxiliar profissionais de Solda para seus trabalhos e hobbies, facilitando o seu alcance de objetivos.
Acredite: a maioria dos soldadores, engenheiros, projetistas e profissionais veteranos e calouros ainda não se deram conta do poder da simbologia de soldagem. E eu vou provar como isso é indispensável para você e como é possível você se destacar na sua empresa e quem sabe aumentar os seus ganhos em produtividade, promoções e salário, além de ser reconhecido pelos seus superiores e colegas de trabalho.
Aos poucos, os mais experientes e os mais jovens soldadores estão se despertando para construir seus diferenciais no mercado na área da soldagem, e estão tomando conta da importância de se capacitar para gerar mais valor na entrega de seus projetos.
É aí que as oportunidades começaram a surgir para mim (e podem começar a surgir para você também). Vou explicar o porquê.
O Brasil tem aproximadamente 2 milhões de metalúrgicas com CNPJ ativo. Todos eles precisam de um soldador capacitado, e que saiba ler e interpretar projetos de soldagem sem nenhuma dificuldade e restrição.
O que pretendo dizer com isso?
Existem poucos soldadores qualificados e capacitados que entendam completamente tudo sobre as normas, como a de simbologia de soldagem e você não precisa ser exatamente como esses profissionais, você pode ter resultados muito maiores. Tem um mar de oportunidades desse outro lado que ninguém nunca te mostrou, só esperando você passar. Mas isso não quer dizer que ficará aberto para sempre.
Existe uma demanda enorme e que só cresce fora e dentro do país: o mercado não está precisando apenas de soldadores que só saibam executar pontas de solda com uma alta qualidade, mas que, os mesmos profissionais saibam ler e interpretar símbolos de solda dentro de projetos. Para se ter ideia, de acordo com AWS (American Welding Society) estima que haverá uma escassez de mais de 375 mil soldadores qualificados só nos Estados Unidos até 2023, daqui menos de 1 ano! Ou seja, você precisa estar pronto para abraçar essas oportunidades.
Mas vamos parar de enrolação, porque quero trazer um exemplo prático. Imagine comigo agora essa situação:
Dentro de uma planta de produção em uma fábrica, em um projeto ordenado com a simbologia é solicitado a execução de uma altura e largura do filete de 5 mm e o soldador executa com os parâmetros de 7 mm, tanto a altura quanto a largura, lembrando que, o comprimento dessa peça é de 10 metros. Qual será o maior problema da empresa com relação a esse erro do soldador que executou a soldagem ou inspetor que analisou a solda e aprovou, entre outros envolvidos.
Um dos maiores problemas seria o:
Custo de material na superfície
Maior quantidade de tempo em uma peça
Percebam que o erro começou pelo o soldador e olhe que foi um erro simples, mas às vezes, o erro pode vir desde o projetista que executou e acrescentou todos os símbolos de solda no desenho.
Pergunte como eu sei? Aconteceu basicamente isso comigo.
No começo da minha carreira, estava começando na área da soldagem e não entendia nada sobre simbologia de soldagem, vivia tentando interpretar os símbolos e os desenhos que chegavam na minha mão, mas infelizmente, não tive muito sucesso no começo.
Então, procurei algumas escolas que pudessem me passar algum tipo de treinamento sobre esse conteúdo e não encontrei nenhuma instituição que pudesse me fornecer tal tipo de habilidade.
Com o passar do tempo, fui me virando como pude e aprendi, diretamente no campo de batalha, comecei a estudar muito sobre simbologia, e em seguida, conquistei algumas carreiras na minha vida, como professor de solda em uma das Instituições mais recomendadas de todo o Brasil, o “SENAI”.
“Então o que isso quer dizer, Mike?”
Eu quero demonstrar que tudo o que queremos e sonhamos para nossas vidas podem ser alcançados, só basta, fazermos um compromisso conosco e focarmos no sucesso que queremos para nossas vidas e para nossa família.
E também falo para mostrar que simbologia de soldagem não é um bicho de 7 cabeças como muitos falam, você apenas precisará de princípios básicos para conseguir dominá-la.
Se você estiver disposto a fazer o que precisa ser feito, não precisa ser nenhum gênio para chegar lá.
“Mike, tenho interesse! Como eu faço para aprender quais princípios são esses?”
Simples: inscreva-se agora no evento DESCOMPLICANDO A SIMBOLOGIA DE SOLDAGEM!
Nos dias 07, 09, 11 e 13 de Março, eu vou fazer um evento on-line 100% gratuito e ao vivo (sempre às 20h, horário de Brasília) para mostrar quais são os passos que você precisa ter para interpretar um símbolo de Soldagem conforme a AWS A2.4 e aprender a se tornar um dos profissionais mais disputados na área da soldagem e bem pagos neste mercado, mesmo que você esteja começando do absoluto zero.